Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios
   
 

Titulo : Semana Mundial do Investidor - Portugal
Data : 11-10-2018
 

A World Investor Week (Semana Mundial do Investidor) é uma iniciativa global promovida pela IOSCO com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) associa-se, pelo segundo ano consecutivo, à Semana Mundial do Investidor, que este ano tem como tema central as FinTech e os desafios e oportunidades geradas pela inovação financeira.
 
Entre as iniciativas de 2018 destaca-se a conferência "FinTech e Desenvolvimento do Mercado", durante a qual serão debatidas as conclusões dos dois inquéritos realizados este ano pela CMVM – o 4.º inquérito ao investidor e o 1.º inquérito FinTech –, assim como ações de sensibilização em todo o país, realizadas pela primeira vez em balcões da rede bancária nacional (Open Day).
 
Do programa constam ainda sessões de sensibilização para jovens e seniores, bem como workshops para estudantes universitários e empreendedores organizados com universidades, ao abrigo de protocolos de colaboração.
 
Os temas abordados nas diversas ações vão desde os princípios básicos da regulação e do investimento no mercado de capitais às inovações tecnológicas nos serviços financeiros e modelos de negócio associados.
 
A Semana Mundial do Investidor (SMI, ou WIW na sigla inglesa), em Portugal, decorrerá entre 1 e 11 de outubro. O programa e as várias iniciativas podem ser consultadas em detalhe na área no site e na página de Facebook dedicada ao evento, que este ano adotou como slogan "Um investidor informado é um investidor protegido".
 
Nesta edição são parceiros da CMVM, na SMI, a AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado, APAF – Associação Portuguesa de Analistas Financeiros, a APB - Associação Portuguesa de Bancos, a APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões, a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, a ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, o BdP - Banco de Portugal e a Euronext.
 
Tendo presente a importância da educação financeira e a proteção dos investidores, a APFIPP associa-se à CMVM neste projecto, em conjunto com entidades parceiras acima mencionadas, e participará, no dia 3 de Outubro, na Conferência que, conforme referido, será dedicada ao tema “FinTech e desenvolvimento do mercado”, na qual o Presidente da APFIPP integrará um painel de debate sobre “O Perfil do investidor Português”.  Adicionalmente, com o intuito de promover o conhecimento sobre questões financeiras, disponibilizar-se-á, também, conteúdos no site da Associação, de cariz educativo, e colaborar-se-á nas Jornadas de “Portas Abertas” que decorrerão na Biblioteca da CMVM, disponibilizando informação sobre as seguintes três temáticas: “Poupar e Investir”, “Fundos de Investimento” e “Fundos de Pensões”.
 
O programa e as várias iniciativas podem ser consultadas em detalhe nos seguintes links:
 
Programa WIW 2018 (Link)
 
Site CMVM (Link)
 
« voltar  
  Imprimir imprimir
   
 
PT | ENG
Foto fornecida por Joana Silva

 

© 2010 APFIPP. Todos os direitos reservados - Site optimizado para IE versão 6.x ou superior
Powered by WeDo Technologies