Área Reservada
Inovacao Banner
Início - Homepage A APFIPP Representação Internacional EFAMA
Efama

A EFAMA

A EFAMA - European Fund and Asset Management Association, é a voz da Indústria Europeia de Gestão de Ativos, responsável pela gestão de 31 biliões de euros.

Enquanto Associação representativa deste sector, compete-lhe a defesa dos interesses dos seus Membros e a consciencialização da importância dos serviços e das soluções que estes disponibilizam.

A base pan-europeia dos seus Membros, bem como a sua estrutura de governação asseguram a representatividade da vasta diversidade da Indústria Europeia de Gestão de Ativos, e não apenas de um subconjunto desta. Este facto, permite à EFAMA ser o interlocutor natural das Instituições da união Europeia em todos os temas relevantes para o sector da Gestão de Ativos.

O mandato da EFAMA ultrapassa os 31 biliões de Euros na medida em que a EFMA defende a existência de mercados de capitais globais, abertos e com um funcionamento adequado, além de que se envolve com entidades que estabelecem Standards Internacionais e com autoridades competentes de países terceiros num vasto leque de assuntos.

Website: www.efama.org

 

Enquanto Membro da EFAMA, a APFIPP faz parte do Board of Directors, além de que participa em diversos Comités e Grupos de Trabalho constituídos no seio daquela Associação Europeia, onde são discutidos os temas mais relevantes para a Indústria Europeia de Gestão de Ativos

EFAMA Stewardship Code

EFAMA STEWARDSHIP CODE

Em 2011, a European Fund and asset Management Association (EFAMA) emitiu o seu "Code for external governance", composto por um conjunto de princípios e de recomendações de boas práticas que devem nortear as políticas de envolvimento dos Gestores de Activos com as empresas em que investem e o exercício dos respectivos direitos de voto.

Em 2017, após a revisão da Shareholder Rights Directive, a EFAMA procedeu a uma atualização do seu Código, renomeando-o “EFAMA Stewardship Code”. Este novo Código deve ser aplicado numa base “comply or explain” e pretende constituir um documento de referência neste domínio, alinhado com as alterações preconizadas pela Diretiva (UE) 2017/828, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio de 2017, à commumente designada “Shareholder Rights Directive” (Directiva 2007/36/CE, de 11 de Julho), no que se refere aos incentivos ao envolvimento dos acionistas a longo prazo, em particular com o estabelecido no seu artigo 3.º-G sobre “Política de envolvimento”. 

O “EFAMA Stewardship Code” reúne um conjunto de seis princípios que abarcam a relação com as empresas em matérias como: estratégia de negócio; gestão de risco; preocupações sociais e ambientais; governo das sociedades; compliance, cultura e ética; e estrutura de capital e performance

Para mais informações: https://efama.org