Comunicado de Imprensa
Prémios “Melhores Fundos Jornal de Negócios / APFIPP – 2025”
A distinção da excelência nacional
Prémios “Melhores Fundos Jornal de Negócios / APFIPP – 2025”
A distinção da excelência nacional
APFIPP premeia Fundos de Investimento e de Pensões
com melhor desempenho histórico, no final de 2024
Lisboa, 30 de maio de 2025 - A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) atribuiu ontem os “Prémios Melhores Fundos 2025” aos Organismos de Investimento Coletivo Mobiliários, Organismos de Investimento Alternativo Imobiliários e Fundos de Pensões Abertos que mais se destacaram em 2024, atendendo à rendibilidade histórica obtida e também ao respetivo risco associado.
Na 11.ª edição dos prémios promovidos pela APFIPP, foram distinguidos 20 Fundos, cuja lista completa se encontra em anexo, geridos pelas seguintes Entidades: Bankinter Gestión de Activos (Sucursal em Portugal), BBVA Fundos, BPI Gestão de Ativos, BPI Vida e Pensões, Caixa Gestão de Ativos, Fundiestamo, Haitong Global Asset Management, Heed Capital, IM Gestão de Ativos, Montepio Gestão de Activos, Invest Gestão de Activos, Optimize Investment Partners, Sixty Degrees, Square Asset Management.
O objetivo desta iniciativa é o de premiar a Gestão Nacional de Fundos, quer estes estejam domiciliados em Portugal ou em outras jurisdições, procurando assim distinguir a excelência nacional na Gestão de Organismos de Investimento Coletivo e de Fundos de Pensões.
Os 20 Fundos distinguidos correspondem a 3,2% do número total de Organismos de Investimento Coletivo e de Fundos de Pensões Abertos sujeitos a escrutínio, nesta edição, gerindo, no final de 2024, um montante global de 3.286,6 milhões de euros.
O evento anual dos “Prémios Melhores Fundos” visa também promover o aprofundamento do conhecimento académico e da literacia financeira nas áreas de vocação da APFIPP, através da distinção da “Melhor Dissertação Académica” e da atribuição do prémio “Personalidade do Ano” a quem se evidenciou no domínio da Gestão de Ativos e de Fundos de Pensões.
O Prémio “Melhor Dissertação Académica” foi atribuído ao trabalho elaborado por Margarida Pais dos Santos Francisco, intitulado “O Imposto sobre o Rendimento Coletivo no Desenvolvimento do Segundo Pilar da Segurança Social em Portugal”.
A APFIPP fundamenta a seleção da referida Dissertação, destacando que: “O trabalho, de forma geral, constitui um contributo para uma melhor compreensão do atual sistema de Segurança Social e sobre os mecanismos de construção e financiamento das pensões. Apesar de se tratar de um trabalho matemático / atuarial, apresenta uma exposição detalhada, com uma linguagem bastante clara, permitindo uma leitura e compreensão fácil do tema, e uma perceção sobre o nosso complexo Sistema de Segurança Social.”. É ainda salientado que “o trabalho premiado tem como objetivo apresentar uma proposta para reduzir o problema da sustentabilidade do Sistema de Segurança Social em Portugal, concentrando-se no desenvolvimento do Segundo Pilar, com o intuito de mostrar que a promoção ativa do mesmo pode ajudar a melhorar a taxa de substituição. Em concreto, propõe a consignação de parte do IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas) para planos de pensões de contribuição definida, procurando demonstrar, através da análise atuarial promovida, que é possível atingir taxas de substituição mais dignas, com níveis moderados de contribuição, ao longo da carreira profissional. Com a solução apresentada nesta dissertação, consegue-se, de forma voluntária, nas empresas que pagam IRC, constituir um complemento de reforma significativo, para os seus trabalhadores, que alivia a pressão futura sobre o Sistema de Segurança Social. O Estado perde essa receita no presente, mas reduz a sua responsabilidade futura, em termos de pressão sobre o sistema.”.
O Prémio relativo à Personalidade do Ano foi entregue à Comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social que elaborou o “Livro Verde para a Sustentabilidade do Sistema Previdencial”. Tal como destacado pelo Dr. João Pratas, Presidente da APFIPP: “No quadro da atribuição do Prémio Personalidade do Ano, queremos este ano destacar uma entidade e as pessoas que a integraram, que desenvolveram um trabalho numa das áreas mais complexas da nossa vida em sociedade e, em simultâneo, das mais urgentes, por ser necessário conhecer profundamente e apresentar propostas de solução para os problemas que enfrenta. E é das áreas mais complexas, porque nos afeta a todos, numa altura da vida em que nos encontramos mais vulneráveis, pelo que a análise do tema é sempre acompanhada de uma grande dose emocional e, muitas vezes, de uma carga ideológica marcante. As personalidades que hoje homenageamos, aceitaram este enorme desafio, tiveram a coragem de enfrentar a polémica que esta matéria sempre suscita e desenvolveram um trabalho assinalável, com propostas concretas, apesar da limitação do mandato que lhe foi concedido e da insuficiência dos dados que lhes foram facultados.”
A lista completa dos prémios atribuídos e o Regulamento dos Prémios pode ser consultada nos links abaixo.
Nota dos Editores:
Sobre a APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios - A APFIPP representa as atividades de Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, Imobiliário e de Fundos de Pensões, para além da Gestão Individualizada de Carteiras. Possui 43 Associadas Efetivas e 4 Associadas Auxiliares, representando mais de 78,8 mil milhões de euros de ativos e de Fundos de Pensões sob gestão (dezembro de 2024).
Para mais informações, não hesite em contactar:
ALL Comunicação
Margarida Fiúza | 919 673 199 | margarida.fiuza@allcomunicacao.pt
Beatriz Ferreira | 966 114 953 | beatriz.ferreira@allcomunicacao.pt