Área Reservada
MAAT Banner
Organismos de Investimento Imobiliário decrescem 2,7% em Setembro de 2022

Em 30 de Setembro de 2022, o valor do património imobiliário detido por Organismos de Investimento Imobiliário (O.I.I.), que inclui imóveis, participações em Sociedades Imobiliárias e Unidades de Participação de O.I.I., ascendeu a 10.465,5 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 1,4% em relação a Agosto de 2022. Desde o final de 2021, verifica-se uma redução de 1,5%, enquanto que, nos últimos 12 meses, se verificou um aumento de 1,6%.

Na mesma data, o valor líquido global dos O.I.I. totalizou 9.821,1 milhões de euros, representando uma redução de 2,7% em relação ao mês anterior. Desde o início do ano, verifica-se uma diminuição de 3,8%, enquanto que, desde Setembro de 2021, se regista um decréscimo dos montantes sob gestão de 2,7%.

No mês em análise, foi constituído um novo O.I.I., o “Lionesa Real Estate SICAFI”, tendo-se observado a liquidação dos seguintes três: “Imoreal”, “Neudelinvest - FEIIF” e “Fundes - FEIIF”. Adicionalmente, registou-se, também, a fusão, por incorporação, do Fundo “Fungere – FUNGEPI”, no Fundo “FUNGEPI Novo Banco”, conforme indicado na tabela infra.

Assim, o número de O.I.I., incluídos nesta publicação, diminuiu para 181, menos três do que no final do mês anterior.

Neste período, verificou-se, também, a transferência da gestão do Fundo Maxirent, da Refundos para a Southcap.