Área Reservada
Banner Premios 5
Comunicado de Imprensa Prémios “Melhores Fundos Jornal de Negócios / APFIPP – 2022”

Comunicado de Imprensa

Prémios “Melhores Fundos Jornal de Negócios / APFIPP – 2022”

A distinção da excelência nacional

Foto Vencedores Premios 2022

Ontem, dia 29 de Setembro, foram anunciados, os prémios da APFIPP atribuídos aos Fundos de Investimento Mobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário e Fundos de Pensões Abertos que se destacaram em 2021, atendendo à rendibilidade histórica obtida e também ao respectivo risco associado.

Nesta oitava edição dos prémios promovidos pela APFIPP, celebração que após dois anos regressou ao habitual formato presencial, foram distinguidos 16 Fundos, cuja lista completa se encontra em anexo, geridos pelas seguintes Sociedades: Andbank Asset Management Luxembourg/Optimize Investment Partners; BBVA Fundos; BPI Gestão de Ativos; Caixa Gestão de Ativos; Fundiestamo; GNB Fundos Mobiliários; GNB - SGFP; Heed Capital; Montepio Valor; Optimize Investment Partners; e SGF.

O objetivo desta iniciativa é o de premiar a Gestão Nacional de Fundos, quer estes estejam domiciliados em Portugal quer em outras jurisdições, procurando assim distinguir a excelência nacional na Gestão de Fundos de Investimento e de Fundos de Pensões.

O evento anual dos “Prémios Melhores Fundos” visa, também, promover o aprofundamento do conhecimento académico e da literacia financeira nas áreas de vocação da APFIPP, através da atribuição do Prémio da “Melhor Dissertação Académica” e destacar a “Personalidade do Ano” que se evidenciou no domínio da Gestão de Ativos e de Fundos de Pensões.

Quanto ao Prémio da “Melhor Dissertação Académica, foi distinguido o trabalho elaborado por Joel Ricardo Abelhas intitulado Análise da rendibilidade dos Planos Poupança Reforma. Na fundamentação da selecção da referida Dissertação, foi destacado o facto de o trabalho constituir um contributo para melhorar o conhecimento sobre os Planos Poupança Reforma e dar a conhecer o desempenho de soluções complementares ao sistema de pensões do Estado. O estudo, para além da análise da rendibilidade de PPR, procede ao aprofundamento de algumas das principais características e especificidades do quadro regulatório e fiscal deste produto de aforro, evidenciando, também, as vantagens da poupança e do investimento, bem como a importância da literacia financeira.

O Prémio relativo à Personalidade do Ano foi entregue a Cecília Meireles. Tal como destacado pelo Dr. João Pratas, Presidente da APFIPP: “No início do ano passado, seguramente por lapso do legislador, um dos artigos basilares do regime de tributação dos OIC não foi integrado no conjunto de disposições que não estão sujeitas ao regime de caducidade pelo que, se nada fosse feito, este artigo iria caducar em Março de 2021,  (…) a Dra. Cecília Meireles desempenhou um papel fundamental no sentido de conseguir assegurar, na Assembleia da República, o consenso necessário para que fosse incluída e aprovada a proposta que veio consagrar, (…) que o (…) artigo deixava de estar sujeito à regra da caducidade, mantendo a estabilidade do regime em vigor e a confiança dos investidores. A atribuição deste prémio é precisamente o reconhecimento do papel e da importância crucial que esse acto legislativo significou para a indústria de Gestão de Organismos de Investimento Colectivo.”

 

A lista completa dos prémios atribuídos e o Regulamento dos Prémios pode ser consultada nos links abaixo.

***

Nota dos Editores:

Sobre a APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios - A APFIPP representa as atividades de Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, Imobiliário e de Fundos de Pensões, para além da Gestão Individualizada de Carteiras. Possui 42 Associadas Efetivas e 3 Associadas Auxiliares, representando mais de 72,5 mil milhões de euros de ativos e de Fundos de Pensões sob gestão (Junho de 2022).

Para mais informações, não hesite em contactar:

Nome: Sérgio Brito

Telefone: 21.799.48.40

Email: info@apfipp.pt