Área Reservada
Baixapombalina Banner
Organismos de Investimento Imobiliário crescem 11,8% em Dezembro de 2022

Em 31 de Dezembro de 2022, o valor do património imobiliário detido por Organismos de Investimento Imobiliário (O.I.I.), que inclui imóveis, participações em Sociedades Imobiliárias e Unidades de Participação de O.I.I., ascendeu a 12.267,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 16,5% em relação a Novembro de 2022. Desde o final de 2021, verifica-se um aumento de 15,4%.

Na mesma data, o valor líquido global dos O.I.I. totalizou 11.041,8 milhões de euros, representando uma subida de 11,8% em relação ao mês anterior. Desde o início do ano, verifica-se um aumento dos montantes sob gestão de 8,2%.

No mês em análise, foram constituídos os seguintes vinte novos O.I.I.: ArrábisaShopping – SICAFI, Brimogal - SICAFI Especial, CAPC – SICAFI, City Marquês – SICAFI, Coporgest Golden – SICAFI, Domilis – SICAFI, Eifcitylis – SICAFI, GaiaShopping – SICAFI, Geo Investimentos - SICAFI Especial, Imosal  - Imobiliária do Saldanha – SICAFI, IREEHF Lisbon Avenida – SICAFI, PCInvest – SICAFI Especial, Policity, Construção e Urbanizações – SICAFI, Prédios Privados – SICAFI, Protagonist Behavior - SICAFI Especial, Sievomi - SICAFI Especial, Summercity – SICAFI, Torre NOS – SICAFI, Torre Ocidente – SICAFI e Torre Oriente – SICAFI.

Neste período, observou-se também a liquidação dos seguintes sete O.I.I. Arrendamento Mais, Citation, Multinvest, NB Logística – FEIIA, Novimove, Quinta da Ribeira e Solução Arrendamento.

Assim, o número de O.I.I., incluídos nesta publicação, aumentou para 196, mais treze do que no final do mês anterior.

Ainda em Dezembro de 2022, em resultado da incorporação da Montepio Valor na Montepio Gestão de Activos, os O.I.I. geridos pela primeira passaram a estar sob a gestão da segunda. Adicionalmente, verificou-se, também, que a gestão do Fundo Imotur – FEIIF passou da Interfundos para a LYNX Asset Managers.