Área Reservada
Design Sem Nome (5)
Comunicado de Imprensa Prémios “Melhores Fundos Jornal de Negócios / APFIPP – 2023”

Comunicado de Imprensa

Prémios “Melhores Fundos Jornal de Negócios / APFIPP – 2023”

A distinção da excelência nacional

1

Ontem, dia 25 de Maio, foram anunciados os prémios da APFIPP atribuídos aos Fundos de Investimento Mobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário e Fundos de Pensões Abertos que se destacaram em 2022, atendendo à rendibilidade histórica obtida e também ao respetivo risco associado.

Nesta nona edição dos prémios promovidos pela APFIPP, foram distinguidos 16 Fundos, cuja lista completa se encontra em anexo, geridos pelas seguintes Sociedades: BBVA Fundos; BPI Gestão de Ativos; Caixa Gestão de Ativos; Fundiestamo; GNB - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões; GNB – International Management; Golden-SGF; IM Gestão de Ativos; Montepio Gestão de Activos; Santander Asset Management; e Sixty Degrees.

O objetivo desta iniciativa é o de premiar a Gestão Nacional de Fundos, quer estes estejam domiciliados em Portugal quer em outras jurisdições, procurando assim distinguir a excelência nacional na Gestão de Fundos de Investimento e de Fundos de Pensões.

O evento anual dos “Prémios Melhores Fundos” visa, também, promover o aprofundamento do conhecimento académico e da literacia financeira nas áreas de vocação da APFIPP, através da atribuição do Prémio da “Melhor Dissertação Académica” e destacar a “Personalidade do Ano” que se evidenciou no domínio da Gestão de Ativos e de Fundos de Pensões.

Quanto ao Prémio da “Melhor Dissertação Académica, foi distinguido o trabalho elaborado por Samuel Machado Capucho intitulado The relationship between ESG ratings, investment factors, and credit ratings. Na fundamentação da seleção da referida Dissertação, foi destacado o facto de o trabalho partir da crescente relevância, nos mercados financeiros e na Indústria de Gestão de Ativos, dos critérios Environmental, Social e Governance (ESG) e do investimento por fatores, procurando investigar a relação que os fatores de investimento e os ratings de crédito podem ter ao nível dos provedores de ratings ESG.

O Estudo não deixa de identificar alguns dos desafios com que se deparam os Gestores de Ativos quando procuram incorporar os critérios ESG nas suas decisões de investimento, as diferentes abordagens que podem ser seguidas, ou ainda as diferenças existentes entre alguns dos ratings ESG mais conhecidos do mercado, evidenciando como os fatores ESG e cada uma das suas 3 vertentes (“E”, “S” e “G”) se relacionam com os fatores de investimento que tradicionalmente são usados para explicar a performance dos Organismos de Investimento Coletivo, ou ainda com os riscos de crédito.

O Prémio relativo à Personalidade do Ano foi entregue conjuntamente a três personalidades que, ao longo dos anos, têm colaborado consistentemente com a APFIPP: Jorge Bravo (Universidade Nova IMS de Lisboa), Miguel Leónidas Rocha (Deloitte) e Paulo Câmara (Sérvulo & Associados). Tal como destacado pelo Dr. João Pratas, Presidente da APFIPP: “Nesta edição, teve-se em consideração, não apenas o contributo prestado em 2022, mas todo o historial de colaboração com a APFIPP, assim como o suporte sempre concedido às suas Associadas e ao mercado de Gestão de Ativos e de Fundos de Pensões, pelas três Personalidades distinguidas”.

A lista completa dos prémios atribuídos e o Regulamento dos Prémios pode ser consultada nos links abaixo.

Nota dos Editores:

Sobre a APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios - A APFIPP representa as atividades de Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, Imobiliário e de Fundos de Pensões, para além da Gestão Individualizada de Carteiras. Possui 43 Associadas Efetivas e 3 Associadas Auxiliares, representando mais de 71,6 mil milhões de euros de ativos e de Fundos de Pensões sob gestão (Dezembro de 2022).

Para mais informações, não hesite em contactar:

Nome: Sérgio Brito

Telefone: 21.799.48.40