Área Reservada
Imobiliario Banner
Organismos de Investimento Imobiliário registam uma descida de 0,3% em Fevereiro de 2023

Em 28 de Fevereiro de 2023, o valor do património imobiliário detido por Organismos de Investimento Imobiliário (O.I.I.), que inclui imóveis, participações em Sociedades Imobiliárias e Unidades de Participação de O.I.I., ascendeu a 12 438,5 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 0,1% em relação a Janeiro de 2023. Desde o final de 2022, verifica-se uma redução de 0,1%, enquanto que, nos últimos 12 meses, se verificou uma subida de 17,6%.

Na mesma data, o valor líquido global dos O.I.I., ascendeu a 11 147,7 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 0,3% em relação a Janeiro de 2023. Desde o final de 2022, verifica-se um aumento de 0,2%, enquanto que, nos últimos 12 meses, se verificou um crescimento de 10,2%.

No mês em análise, foram constituídos dois novos O.I.I. (“Pestana Properties - SICAFI Especial” e “JFRM Investimentos – SICAFI”), não se registando a liquidação de qualquer um dos existentes. Neste período, verificou-se, ainda, a saída da amostra do Fundo “Marathon - FIIF”, em resultado da transferência da gestão, ocorrida no mês, da Silvip para a Civilria Gestão de Ativos. Assim, o número de O.I.I. em actividade, incluídos nesta publicação, aumentou para 205, mais um do que em Janeiro de 2023.

Para além das situações anteriormente mencionadas, também o Fundo “CA Imobiliário – FEIIA”, anteriormente gerido pela Square Asset Management, passou a ser gerido pela Crédito Agrícola Gest, verificando-se, igualmente, a mudança de administração da SICAFI “Krep Portugal - SICAFI”, da Insula Capital para a LYNX Asset Managers.